Como melhorar o desempenho de seus projetos com metodologia Scrum

O Scrum ajuda equipes multidisciplinares a direcionarem seus fluxos de trabalho. Ele permite mais organização, pontualidade na entrega de tarefas e resultados mais efetivos nas corporações

Como melhorar o desempenho de seus projetos com metodologia ScrumQuando uma empresa atua dentro da metodologia Scrum, muitos benefícios podem ser sentidos no fluxo detrabalho. Entre eles, podemos citar a possibilidade de todos as pessoas envolvidas em um projeto terem uma visão geral e única sobre cada ação que estão realizando. Isso permite a melhoria da comunicação e na interação entre as equipes, que passa a ter mais foco e comprometimento na execução do trabalho, ganhando agilidade e atingindomelhores resultados.

Para começarmos a desvendar o Scrum, temos que ter em mente algumas denominações que podem ser divididas em três vertentes: papéis, ritos e artefatos.

Papéis
Scrum Team: é formado pelas pessoas que irão executar o projeto. Responsáveis pela entrega de uma determinada atividade dentro da Sprint definida.

Product Owner: responsável por priorizar as atividades que estão no Product Backlog.

Scrum Master: responsável por garantir que o Scrum Team esteja agindo de acordo com as boas práticas do Scrum. E ainda retirar os Blocks que esteja impedindo o time de realizar suas tarefas.

Ritos
Daily Scrum: reunião diária de alinhamento com a equipe, na qual o Scrum Master apresenta o que tinha sido planejado no dia anterior, o que está planejado para o dia atual e pergunta para equipe se há alguma dificuldade (blocks) que os impeçam de trabalhar. Reunião de no máximo 10 minutos EM PÉ!!

Sprint Planning: reunião de planejamento que acontece entre o time, Scrum Master (SM) e Product Owner (PO), na qual são definidas as tarefas que serão realizadas no Sprint Backlog.

Sprint Review: reunião retrospectiva que também chamamos de Sprint Demo (demonstração), é realizada ao final de um Sprint aos Stakeholders (partes interessadas) para mostrar o que a equipe evoluiu e entregou naquele Sprint.

Sprint Retrospective: reunião onde a equipe faz uma autoavaliação para identificar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Artefatos
Sprint Backlog: são as tarefas extraídas do Product backlog onde cada pessoa do time se compromete a fazer para entregar algo dentro de um Sprint.

Product Backlog: lista das (ações) atividades que necessitam serem realizadas para alcançar a implementação de um projeto.

Misturando papéis, ritos e artefatos
Se sua empresa tem um projeto a ser trabalhado sob a metodologia Scrum, é preciso escolher os responsáveis pelos papéis. O Product Owner é quem vai priorizar a lista das ações a serem executadas no projeto (Product Backlog). Nesse papel seria interessante colocar alguém que conheça do negócio que gerou a necessidade desse projeto.

Essas tarefas serão apresentadas diariamente durante o Daily Scrum, reunião que também permite que a equipe demonstre as suas dificuldades para a execução de alguma tarefa, a fim de que alguma outra pessoa da equipe possa ajudar. Durante as reuniões, o Scrum Master deve avaliar se todos estão alinhados com os objetivos do Scrum, se estão entregando as tarefas dentro de prazo, se estão compartilhando conhecimento e dificuldades.

Leave a reply